Diário de Viagem: Curitiba - parte 2

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014
Como prometido, cá está o segundo e último post do Diário de Viagem de Curitiba. Pois bem, como dito, sexta-feira foi O dia. A gente foi fazer o tour pela cidade no ônibus turístico. 
Ele custa 30 reais, te dá direito de descer em quatro pontos dentre os 25 que ele passa, na minha opinião, os que mais valem a pena são: Jardim Botânico, Bosque Alemão, Ópera de Arame e Parque Tanguá. Infelizmente eu só desci no Jardim Botânico e no Bosque Alemão, já explico o porque. 
O ônibus tem a parte fechada embaixo e a aberta em cima, o legal obviamente é ir em cima, por isso, tente ver um dia que não tenha previsão de chuva. Não precisa ter pressa nos lugares, um ônibus passa a cada 30 minutos em cada ponto.
Eu vou listar aqui - na ordem e com algumas fotos - os lugares por onde o ônibus passa.

Praça Tiradentes. É o ponto de partida, apesar de você poder pegar o ônibus em qualquer ponto. Fica a uma quadra da Rua XV. 

Rua das Flores, é a Rua XV, a parte de comércio da rua é um calçadão, ou seja, não passam carros, ela é conhecida assim por ter algumas flores no caminho. Lá você encontra muitas lojas de tudo quanto é coisa e preço e lanchonetes. Vale a pena deixar uma tarde só pra andarilhar por ela.
(Imagem via)
Rua 24 horas. Não fui e apesar do nome, a "rua" fecha as 22h, tem algumas lojinhas e barzinhos, segundo o recepcionista, já foi-se o tempo em que a rua era famosa e atraía gente.
(imagem via)
Museu ferroviário. Fica na antiga estação, e conta a história ferroviária do Estado, junto tem o Shopping Estação e um teatro de bonecos.

Teatro Paiol, era onde se guardavam as pólvoras, mas depois se tornou um teatro de arena. 

Jardim Botânico, é o maior cartão postal da cidade, tem várias plantas (não é só a estufa centrar), parece um parque e eu vi bastante gente lá fazendo fotos (tipo pra publicidade e book também) e correndo. O lugar é lindo, pros amantes da fotografia é perfeito.
(imagem via)
Rodoferroviária e Mercado Municipal. Bem, a rodoferroviária é a rodoviária da cidade, ela foi toda reformada e dividida no setor estadual e interestadual. O mercado municipal, bem, é um mercado municipal, como o de São Paulo.
(imagem via)
Teatro Guaíra e Universidade Federal do Paraná. O teatro ficava na frente do hotel onde eu fiquei, literalmente do outro lado da rua, eu fui lá ver o espetáculo Quebra-Nozes da escola de balé do teatro, foram duas horas de muito balé, muito lindo, adorei. Ele é enorme, tem aulas de coral, balé, teatro e deve ter mais coisa. Não recomendo parar, mas recomento que antes de ir, você confira os espetáculos que terão durante a sua estadia, não só no teatro, mas em toda a cidade.

Já a UFPR é um prédio antigo que fica do outro lado da praça onde está o Teatro Guaíra. Fica muito bonita quando iluminada anoite.

Paço da Liberdade. Um prédio prestes a completar 100 anos, é conservado pelo SESC-PR e tem uma arquitetura interna muito bonita, tinha essa carruagem (?) com as renas de uma lado da porta e uma árvore com presentes da outra, dentro tinha uma esposição e um papai noel recebendo e tirando fotos com crianças e adultos.
(imagem via)
 Memorial Árabe e Passeio Público. O memorial fica numa praça e dentro tem uma biblioteca, o passeio público é um parque, e ficava atrás do hotel.
Centro Cívico. É lá onde se encontra a prefs mais zueira e informativa do face no Brasil.

Museu Oscar Niemeyer. Tem uma estrutura enooorme que é esse "olho" e uma parte ao lado onde tem exposição.

(imagem via)
Bosque do Papa e Memorial Polonês. O memorial são sete casas feitas de troncos encaixados, foi inaugurado pouco depois da visita do Papa João Paulo II - que era polonês - a cidade.

Bosque Alemão. Eu quase desisti de ir, mas na última hora desci do ônibus e é isso aí. A primeira impressão que você tem é "desperdicei uma decida", mas depois que você desce as escadas e uma estrutura de madeira que tem, e entra numa trilha LINDA, que conta a história de Joãozinho e Maria - uma adaptação dos contos dos irmãos Grimm. Se você descer vai chegar em uma casinha, não pense que acabou por ali, de a volta e continue, vá andando - com cuidado porque o caminho é de pedras e tem limo - contemple o lugar que é lindo, você vai sair do outro lado (não, não vai precisar voltar tudo), onde tem a reprodução da frente de uma casa alemã.
(imagem via)
Universidade Livre do Meio Ambiente. Primeira faculdade criada para estudar o desenvolvimento ambiental.
(imagem via)
Parque São Lourenço. O parque tem uma pista de corrida e um lago cercado de mata nativa, nele (no parque) ficava uma fábrica de cola que hoje é um centro de criatividade onde tem oficinas, cursos e exposições. O pessoal que tava com criança desceu nesse ponto, então fica a dica.
(imagem via)
Ópera de Arame. Não desci por motivos de: a ópera não está aberta pra visitação, você só pode ir até a ponte, tirar fotos e se fini. Mas se tivesse de escolher quatro pontos obrigatóriamente, esse seria um deles.
(imagem via)
(imagem via)
Parque Tanguá. Dizem que é lindo, porém cheio de subidas e descidas, eu tava com a minha mãe e minha avó, elas com certeza não iam querer ficar subindo e descendo, por isso não me aventurei. 

Parque Tingui. Em homenagem aos indios guarani.
Memorial Ucraniano. Fica no Parque Tingui, lá tem uma réplica da Igreja de São Miguel, a original fica na Serra do Tigre em Mallet.
(imagem via)
Portal Italiano. Sinaliza a entrada do bairro de Santa Felicidade, mas se quiser ir ao bairro não desça neste ponto, espere o próximo se não você terá de andar uma barbaridade.
(imagem via)
Santa Felicidade. É um bairro "tipicamente" italiano, tem alguns restaurantes e casa de artesanatos (que não são italianos). Eu não desci porque apesar de estar com fome, imaginei que os restaurantes deviam ser caros (principalmente por ser um bairro muito turístico) e porque eu tenho um bairro italiano em São Paulo muito mais perto.
(imagem via)
Parque Barigui. É tipo o principal parque da cidade, é enorme. Tem um parque de diversões (?) e equipamentos de ginástica, além das famosas capivaras de Curitiba (alguém mais acompanha o face da prefs?). 
(imagem via)
Torre Panorâmica. É uma torre de telefonia que te dá uma vista de 360º da cidade, pra entrar tem de pagar R$3,50. Não fui porque no Bosque Alemão da pra ter uma vista muito legal da cidade (olhem a foto lá em cima no item falando do mesmo).
(imagem via)
Setor Histórico. É o último ponto, onde tem as ruínas de uma igreja que nunca chegou a ser terminada, o relógio das flores, antigos casarões, e a Igreja do Rosário.

Anoite fomos ver o espetáculo Natal de Luz do HSBC. Ele acontece no Palácio Avenida, que fica na última (ou primeira?) quadra da Rua XV. 
É lindo, maravilhoso, queria assistir no sábado e no domingo de novo, mas não deu. Não tem de pagar nada, é na rua (a não ser que queira camarote). Aconselho chegar pelo menos uma hora antes, pra ficar num lugar bom, mas não se preocupe que não tem empurra-empurra, só na hora de ir embora. 
Também aconselho a ir com uma roupa (ou pelo menos calça/shorts) que possa sujar, eu mesma não aguentei ficar ali parada e me sentei no chão, muita gente também tava fazendo a mesma coisa. 
O espetáculo tem duração de 45 minutos, nele uma criança aparece em cada janela cantando, e algumas ficam na estrutura montada a frente, também cantando, dançando e até mesmo tocando instrumentos. 
Cada ano é um espetáculo, e vai gente de tudo quanto é lado pra assistir, mas não é só turista não, tem muita gente da própria cidade.
Enfim, foi lindo e eu vos deixo um vídeo pra que vocês fiquem com vontade de vão ano que vem. Todos os organizadores, e principalmente as crianças, estão de parabéns! ♥♥♥
A propósito, fiquei no Hotel Dan Inn, ele fica muito bem localizado, é limpo e todo o pessoal do hotel é muito simpático e atencioso, além de ter um café da manhã maravilhoso, super recomendo!

Bom, eu amei a cidade, fiquei com vontade de voltar, e digo que realmente ela é a capital do natal, com certeza a melhor época pra visitar Curitiba.

Dicas: se você for pra Curitiba leve roupas pra todas as estações, mas prefira a meia estação, sempre carregando uma casaco e guarda-chuva.
Olhe a programação, tem muita coisa legal - shows, teatros, apresentações etc. - na cidade.
Peça o mapa da cidade no hotel, costuma ter.

Se você ainda não viu a primeira parte clique aqui e dá uma olhadinha! E se você está lendo isto no dia em que foi postado, um Feliz Natal! 

Não esqueça de curtir a page do blog!


ATENÇÃO: todas as fotos deste post foram tiradas por mim (exceto quando sinalizado), a utilização delas sem os devidos créditos e a autorização são contra a lei.

10 comentários:

  1. Lindas fotos!
    Feliz nataaal <3
    Te indiquei em uma TAG lá no meu blog, vem ver: http://propriomodismo.blogspot.com.br/2014/12/respondendo-tag-liebster-award.html

    Beeeijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Pena que peguei dias meio nublados, se não estariam melhores! E feliz natal!

      Excluir
  2. Que fotos lindas!!! Sonho um dia conhecer algum lugar á não ser São Paulo e Curitiba é um deles, adorei seu blog, é perfeito!!!

    Beijos e fique com Deus,
    www.blogolhosdepapel.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Vinícius, a cidade é linda, não vai se decepcionar quando for conhecer-la.

      Excluir
  3. Pra falar a verdade, nunca tive vontade de visitar Curitiba. Mas gostei do modo como vc explicou tudo na postagem e amei as suas fotos! :))
    http://belaabel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Curitiba nunca tinha me chamado muita atenção pra turismo, pra morar sim, mas de passeio não, mas eu acabei indo, pra assistir o Natal de Luz do HSBC, e me apaixonei pela cidade! E muito obrigada ♥

      Excluir
  4. Oi Sophia! Curti MUITO as suas fotos e a explicação! Poxa vida, fui pra Ctba uma vez e não vi nem 1/3 de tudo isso! :O Tem muita coisa legal por lá, e eu fiquei bem perdida por nao ter esse tipo de instrução! AMEI seu post, de verdade!!

    Também participo do grupo no face! kkk Vi seu link por lá, adorei seu blog lindona!

    Vem conhecer o meu também!! Beijão!!
    Blog: http://maquiandobycla.blogspot.com.br/
    Facebook: http://facebook.com/maquiandobycla/
    Youtube: http://youtube.com/tutoriaisclarevelino/
    Twitter: http://twitter.com/clarevelino/
    Instagram: http://instagram.com/clarevelino/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Eu sempre faço uma boa pesquisa antes de viajar, anoto tudo e faço um cronograma pra não perder nada!

      Excluir
  5. Oi Sophia! Conheci seu blog hoje e estou AMANDO!
    Fiquei feliz que você gostou da minha cidade linda hahah (prefs é a melhor! xD)
    Beijooo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado! Eu amei a cidade e o povo ♥

      Excluir

Oba, deixa um comentário aqui dizendo o que achou do post!