Postagens recentes

quarta-feira, janeiro 28

10 passos pra um 10

Não é um tópico muito "requisitado", mas vou fazer assim mesmo. O ano letivo tá quase começando e eu tô trazendo dicas de como fazer um trabalho legal pra faculdade (e pro colégio também). 

1 - Seja criativa. Não fique no óbvio, professores não gostam do óbvio, eles querem uma inovação.

2 - Não faça textos enooormes, a não ser que o professor tenha pedido isso. Também vale para trabalhos maiores como instalações por exemplo, evite cartazes com muitos textos (com a mesma condição).

3 - Pros que pretendem entrar nas áreas de arquitetura, design e marketing, e talvez até outras áreas, fica a dica: pense no seu professor como um cliente. Cada cliente tem um estilo, uma coisa que gosta mais, uns são mais exigentes que outros. Vale perguntar pro pessoal que já está no curso como é a avaliação desse professor em cima dos trabalhos, qual o estilo dele etc.
Imagine que, se você fizer um projeto que saia do estilo do seu cliente, ele dificilmente irá aprovar. 

4 - Estética. Se o trabalho for de textos, faça uma capa bonitinha; se você for da área de arquitetura ou design, entregue o projeto dentro de um envelope, com nome, matéria e curso. Não entregue de qualquer jeito, professores gostam de capricho e dedicação.
0
5 - Prazo. Não deixe pra última semana, assim que o professor passar o trabalho, comece a fazer-lo. E tenha em mente que não será apenas um trabalho, serão vários, e se deixar tudo pra última hora, vai acumular e nada vai sair como deveria.

6 - Você não está mais na escola. Na escola, quando o professor passava um trabalho, ou uma lição, se ninguém falasse nada, ele esquecia né? Bom, isso não vai acontecer na faculdade, pode tirar o cavalinho da chuva. Se o professor passou, tenha certeza de que ele irá cobrar.

7 - Trabalhos em grupo. Quando tiver um trabalho em grupo que exija compra de materiais, tenham ideias, façam algum tipo de votação, mas quando forem apresentar as ideias, pesquisem os preços dos materiais, façam um orçamento pra que não haja surpresas. 

8 - Evite o Ctrl+C e Ctrl+V. Assim como os professores do colégio, os da faculdade já viram váaarios trabalhos, a diferença é que normalmente os de faculdade pedem os mesmo trabalhos todos os anos e tem muito mais tempo de experiência, loooogo quando você fizer o seu ctrl+c ctrl+v haverá grandes chances do seu professor já ter lido aquilo em algum lugar, e você poderá perder nota.

9 - Se organize. Arrume uma agenda, cole post its, faça uma planilha, qualquer coisa, mas se organize pra não esquecer nenhuma entrega (ou prova). Normalmente os professores até deixam você entregar na semana seguinte, porém valendo menos (e normalmente não é menos 1 pontinho).

10 - Apresentação. Tem professores que não se importam e os que se importam, então melhor prevenir do que remediar né?! Em dias de apresentação de trabalhos, aqueles que você tem de ir lá na frente e falar sabe? Invista em uma calça, blusa ou camiseta mesmo e uma sapatilha, tem professor que se incomoda quando o aluno vai apresentar de shorts e chinelo, acham um tipo de descaso.

Bem, essas foram as minhas dicas, espero que elas ajudem vocês!
Não esqueçam de curtir a página do blog e seguir aqui pelo blogger!

Sophia Cuñado

comentário(s) pelo facebook:

11 comentários:

  1. adorei as dicas, esse ano pretendo ingressar na faculdade, me será muito util, bjs
    www.eimeconta.com.br

    ResponderExcluir
  2. Achei incrível as dicas, pretendo ingressar na faculdade ano que vem. Parabéns pelo blog.
    chocadissimas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Mesmo eu não estando indo ainda pra faculdade,gostei muito do post :D
    D auma passadinha lá no meu Blog : http://escritordepalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! :)
      Pode deixar que dou uma passadinha por lá sim!

      Excluir
  4. Hey, indicamos seu blog pra tag Liebster Award lá no Mundo Empático <3
    Dá uma olhadinha:
    http://www.mundoempatico.com.br/2015/01/liebster-award-2015.html
    Esperamos ansiosas pelo seu post das respostas ^-^

    ResponderExcluir
  5. To impressionada como tem blogs lindos, e super legais escondidos por ai!
    Primeiro amei o lay, segundo que nome mais criativo, e o texto é super interessante e com dicas relevantes! Gostei mesmo, vou continuar lendo os outros posts e a gente se fala ok?

    Beijão Aline Zambon
    www.sobressalto.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Aline! É verdade, a internet tá cheia de blogs pequenininhos mas muito legais, que bom que achou que o é um deles ♥

      Excluir
  6. Amo posts com dicas, principalmente de faculdade e estudos ... O teu foi um dos mais "originais" que li por aí :D , e a questão de pensar no professor como um cliente, é realmente interessante, nuca pensei nisso, mas vale para todas as áreas, sempre é bom verificar o que cada professor foca na hora da avaliação e cuidar para colocar tudo nos trabalhos/provas :*
    www.moniitorando.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui tem bastante post com dicas, principalmente de faculdade! Eu tento ao máximo ser original, mostrar o que ainda não foi mostrado, e principalmente postar o que eu realmente acho/penso! ♥

      Excluir