Postagens recentes

domingo, janeiro 4

Que curso escolher? Fotografia!

Essa daqui é uma 'série' nova, pra saber mais sobre o que vai rolar clique aqui ó!
Então bóra lá, o primeiro post é sobre a profissão de fotógrafa!

A Natália tem 19 anos e atualmente faz alguns cursos online sobre fotografia e tratamento de imagem. Ela está trabalhando na área há aproximadamente três anos. Ela é apaixonada pela profissão dela e contou tudinho pra gente!


Sophia: O que te levou a escolher esse curso?
Natália: Desde criança sempre tive um interesse na profissão, porém tudo começou como uma simples brincadeira. Aos 13 anos de idade comecei a tirar fotos, bem amadoras, de eventos do clube dos corretores de seguros do qual meu pai é associado. Com o decorrer do tempo a brincadeira ficou séria e acabou se tornando um meio de ganhar meu próprio dinheiro, mas durante esse tempo, uma paixão pela fotografia foi sendo desenvolvida, e foi ai que decidi que era isso que eu queria fazer para toda minha vida.

S: As suas expectativas em relação ao curso estão sendo/foram cumpridas?
N: No ramo da fotografia as expectativas são sempre grandes, porque você quer saber de tudo logo de primeira, porém há muito que aprender. No começo eu estava bem fechada em um único fator, mas com o decorrer do tempo outras portas foram se abrindo e a curiosidade foi aumentando. Nesse ponto você tem que dar tempo ao tempo e ir estudando tudo com calma para ter uma melhor compreensão e aos poucos algumas expectativas são alcançadas, algumas são esquecidas, mas outras acabam surgindo e deixando tudo mais interessante.

S: Fotografia é pra quem...
N: Esse curso é para pessoas que desejam marcar vidas, positivamente, com o resultado do seu trabalho. Para quem gosta de registrar cada detalhe e fazer com que ele se torne único e eterno. Fazer fotografia não é simplesmente pegar a câmera e tirar uma foto e sim colocar suas emoções, sua forma de pensar e ver as coisas, tudo isso em uma simples imagem e o melhor é quando outras pessoas sentem as mesmas sensações que você sentiu no momento do clique.

S: Agora deixe a sua opinião geral sobre o curso/profissão, o que está achando, as aulas, os trabalhos, gastos com trabalhos e materiais etc., pode contar tudo.
N: Para quem deseja seguir carreira tem de estar preparado, porque os equipamentos não são baratos e o estudo também custa um bom dinheiro. Se você quer melhorar então tem que investir. Primeiramente tem que ter um ótimo equipamento, e um dos fundamentais para melhorar a captação de imagem são as lentes, sendo assim grande responsável pelo dinheiro que você ira gastar, mas lembre-se isso é um investimento e que no futuro te dará um ótimo retorno.  
Com o tempo você vai vendo que existe a necessidade de agregar novas áreas de atuação, por exemplo, se está trabalhando com books fotográficos existe uma série de fatores pós produção. Depois que as fotos são tiradas é preciso editar-las, em seguida é feita a diagramação do álbum e após esses processos, e aprovação do cliente, já pode ser enviado para a gráfica. Como pode ser visto existem etapas a serem cumpridas antes do produto final, e cabe a você decidir se especializar nessas áreas, tendo um gasto para os estudos, ou se deseja apenas focar em uma única etapa, terceirizando as demais dessa forma existe mais um gasto que é a contratação de um profissional especializado. No meu caso além de fazer as fotos gosto de trabalhar com a pós produção, principalmente com a parte de edição, onde eu deixo a foto da forma que eu imaginei na hora de fazer o clique. Também gosto de fazer a montagem do produto, no caso se for trabalhado apenas em mídia, faço o slide com foto e vídeo, a criação do design para a capa e depois trabalho com a impressão e montagem.  
Uma coisa da qual acho lamentável é a desvalorização do profissional. Existe um trabalho grandioso por trás do resultado final que chega às mãos do cliente, porém o mesmo implica com o valor estipulado para o produto e faz a opção de contratar pessoas não qualificadas tendo um serviço mais barato. Em um contexto geral amo o que faço e quando se existe amor o serviço fica gratificante. Nada melhor do que um elogio do cliente ao ver o resultado de um momento importante de sua vida para fazer você ter ainda mais certeza de que é isso que quer fazer para sempre. E para os futuros profissionais, não desistam continue estudando e se qualificando, porque o resultado final vale muito a pena.

Mês que vem o post será sobre odontologia, curtam a page do blog e fiquem sabendo em primeira mão quando os posts saem!

Sophia Cuñado

comentário(s) pelo facebook:

12 comentários:

  1. Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado! Fica de olho no blog e na page que ela vai durar todo o ano!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. amei essa nova serie do blog, principalmente porque eu tenho muita duvida do que eu quero escolher... já estou acompanhando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado! Se quiser ver algum curso em especial por aqui é só falar que eu tentarei atender o pedido :)

      Excluir
  4. Amo fotografia , quero muito ser fotografá , amo tirar fotos desde de criança , fiz 17 anos e já estou decidida que faculdade quero cursar Fotografia , criei ate um blog http://fotografiasdathai.blogspot.com.br/ depois da uma ollhadinha e obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal! Achei que a Natália falou bem sobre a profissão não acha?
      Pode deixar que vou dar uma passadinha por lá!

      Excluir
  5. Parabéns pelo post adorei ler sobre, mês que vem começo a faculdade de fotografia estou mega animada! hehe
    Tenho um blog também onde falo sobre series, livros, filmes e conto minha experiencias estão todos convidados a conhecer!
    http://turistandoeaprendendo.blogspot.com.br beeeeeeijos!

    ResponderExcluir
  6. Que massa, adoro fotografias, adorei seu blog
    http://rayanasousa.blogspot.com.br

    beeijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Rayana! Fico muito feliz que tenha gostado, e espero talvez ter ajudado :)

      Excluir