Postagens recentes

domingo, março 1

Que curso escolher? Jornalismo!

Hoje o post é sobre jornalismo, e várias meninas me ajudaram, então serão várias respostas e opiniões, dá uma olhadinha!
A primeira é a Cíntia de Souza, ela tem 21 anos, estuda jornalismo na UNIRB e tá no terceiro ano!
A Bárbara Cunha, ela tem 21 anos, estuda na Universidade Metodista de São Paulo, e vai se formar neste ano. Parabéns Bárbara!
A Raquel Araujo tem 24 anos. atualmente ela faz pós-graduação em transmídia, e é formada em jornalismo pela PUC-RIO.

Vocês já sabem como funciona, pergunta e resposta, as respostas de cada uma vão estar na ordem aí de cima. Vamos lá!

Sophia: O que te levou a escolher esse curso?
Cíntia: Sempre fui apaixonada por comunição. Depois do ensino médio fiz curso técnico em radio e tv e prestei vestibular para jornalismo. Minha próxima graduação será publicidade.
Bárbara: Sempre gostei muito de escrever. Desde a oitava série eu já tinha certeza que era isso que eu queria. Meu sonho era trabalhar em uma revista ou trabalhar na MTV (pena que a segunda opção se tornou apenas um sonho de infância mesmo).
Acredito que seja uma das poucas que eu posso falar sobre as coisas que eu gosto (filmes, livros, séries, fotografia, crônicas, relacionamento, pensamentos, tudo... qualquer tema pode se tornar assunto para um jornalista).
Raquel: Porque escolhi o jornalismo: Sinceramente? Sonho de adolescente e nunca me imaginei fazendo outra coisa se não o jornalismo.

S: Jornalismo é pra quem...
C: Se comunica com o mundo.
B: O curso é para quem gosta de escrever e para quem, digamos assim, é criativo. As áreas são diversas... posso falar sobre revista, porque é a única experiência que eu tenho até o momento. Precisa estar sempre atualizado e por dentro das últimas novidades, porque as melhores pautas são baseadas nisso.
É uma profissão para quem gosta e para quem quer. A pessoa vai enfrentar prazos, fontes que vão sumir e outras situações complicadas. Cabeça erguida e força de vontade, porque no fim dá tudo certo.
R: ...quer fazer a informação se propagar pelo mundo.

S: As suas expectativas em relação ao curso estão sendo/foram cumpridas?
C: Realizadas a cada semestre. A cada novo projeto.
B: Na verdade não. E sim. Sobre o curso não, porque eu sempre quis estudar música, arte, cultura, cinema etc. Na Metodista o curso é muito prático, então a gente sai pra gravar matéria de TV, faz matéria de rádio e impresso. Ao mesmo tempo que eu adquiro muita experiência, eu fico a desejar com as matérias teóricas. Mas isso varia de faculdade pra faculdade, e de pessoa para pessoa.
No estágio, por exemplo, eu tenho uma liberdade maior... Já indiquei pautas que tinham tudo a ver comigo e pude escrever sobre isso (e tive um grande resultado). Mas eu também já escrevi sobre algo que eu nunca tinha escutado na vida, o que me fez pesquisar e aprender sobre o assunto. Faz parte da profissão.
Mas em relação ao curso, me decepcionei um pouco sim :/ Por isso deixo bem claro que nem sempre o que temos na faculdade é exatamente o que vamos ter no dia-a-dia.

R: Foram cumpridas, sim. Mas acredito que a faculdade como um todo te passa apenas o básico. Sua formação começa quando você entra no mercado de trabalho.

S: Agora deixe a sua opinião geral sobre o curso/profissão, o que está achando, as aulas, os trabalhos, gastos com trabalhos e materiais etc., pode contar tudo.
C: O curso em geral é perfeito, a cada semestre me descubro ainda mais comunicóloga e mais dinâmica. Os trabalhos cada dia mais tensos e mostrando a realidade de um verdadeiro profissional. Gastos são necessários em qualquer curso, livros em excesso, câmera, tripé, programas no computador, tudo necessário. Nada na vida vem fácil, é preciso investimento em um futuro melhor.
B: Todos nós sabemos que a internet está cada vez mais dominando o mundo e, principalmente, os meios de comunicação. A revista, por exemplo, não é mais tão bem vista como antigamente. Parece até que está em extinção. Isso me desanimou durante o tempo. Aprendi que nem tudo o que dizem na faculdade é o correto, e que essa pressão toda, não passa de pressão. Você aprende muito lá, mas aprende muito mais fora de lá. É estranho, mas é como eu vejo.
Nunca quis trabalhar em televisão e nem em rádio. Era revista. Meu sonho sempre foi revista e ponto. Felizmente consegui realizar esse sonho. Porém, cada vez mais os profissionais estão migrando para a internet. Todo mundo já sabe.
Eu viso a internet como futuro de trabalho. Blogs são as saídas para falar o que se deseja e ainda assim ganhar dinheiro. Isso quase não é falado em sala de aula. Enfim, cada um tem um sonho.
Sobre as aulas, aprendi muita coisa. Desde ligar a câmera, gravar, editar os vídeos, editar áudio, gravar áudio, como realizar uma boa entrevista, fotografia, montar site em html, e por aí vai.
Eles disponibilizam os equipamentos, então gastos foi apenas com xerox mesmo (por luxo meu, porque na maioria das vezes eu encontrava tudo na internet).
Os trabalhos, como já mencionei anteriormente, a faculdade oferece um curso bastante prático, logo, saia nas ruas pra gravar, ser repórter, fotografar, etc. Ao mesmo tempo que dava trabalho, por falta de disponibilidade de horários, eu adorava porque colocava em prática tudo o que foi aprendido.
A coisa mais legal do jornalismo é porque a profissão é muito abrangente. Fotografia, blog, revista, televisão, jornal impresso, rádio, entre tantos outros. Diversas editorias. Tem pra todo gosto.

R: É dificil falar porque depende de cada faculdade. Não há uma fórmula. Estudei em faculdade (PUC-RIO) particular e lá tive acesso a professores do mercado que me passaram muito do que eles sabiam, laboratórios de ótima qualidade e tudo o mais. O curso de jornalismo na PUC é um dos mais concorridos e foi muito bom, no geral.

O blog da Cíntia é o Flor Morena, dá uma olhadinha!
O blog da Bárbara é o Não repara na bagunça, passa por lá e veja os posts de uma - quase graduada - jornalista!
Se você gosta de ler então dá uma passadinha no blog da Raquel, o Por Uma Boa Leitura.

Deixe aí nos comentários, que curso você gostaria de ver por aqui! Ah! Antes de ir embora, não se esqueça de responder a pesquisa de público, é rapidinho e me ajuda a saber o que vocês gostam e querem ver aqui no blog (clique aqui)!

Mês que vem o post será sobre farmácia, então fica ligado aqui no blog e na page! Lembrando também que os post da série saem todo primeiro domingo do mês!

Sophia Cuñado

comentário(s) pelo facebook:

10 comentários:

  1. Eu quero muito fazer jornalismo. E isso já vem de tempos. Gosto muito do meio de comunicação e com certeza iria pra parte esportiva. Gosto muito de falar sobre assuntos que eu gosto e entende. Mas além disso gosto de "passar" para às pessoas aquilo que eu sei. Eu amo jornalismo!
    Beijos, Amanda | Tô de Short
    todeshort.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito legal quando a gente já sabe o que quer e tem certeza disso né?

      Excluir
  2. Adorei a entrevista. Legal esse tipo de post, pois ajuda tanto aqueles que querem fazer jornalismo quanto quem não escolheu ainda uma carreira pra seguir. Bom, eu já escolhi minha carreira, e é na área de saúde. Mas é certeza que esse post vai ajudar muita gente.
    Adorei o blog e já estou seguindo. Um beijo :*

    http://cold-vanessa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, é com intuito de ajudar quem não escolheu a carreira mesmo. É super legal ter certeza do que quer fazer né? Mês que vem é enfermagem, vou ver se consigo alguém pra falar sobre medicina e talvez fisioterapia, odonto já foi! ♥

      Excluir
  3. Oi Sophia, obrigada pela oportunidade! Adorei participar e parabéns para o seu blog

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  4. Gostei das respostas, e me lembrei que eu também sonhava em trabalhar na MTV que nem a Barbara, mas meu foco não foi o jornalismo, apesar de eu pensar em fazer uma pós em Jornalismo. Estou fazendo Design de Moda, e um dos meus focos é ser colunista de Moda em alguma revista... Mas eu sonhava em trabalhar na MTV em algum programa que falasse sobre Moda, mas...

    http://www.agindodiferente.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que bastante gente já quis trabalhar na MTV, mesmo que não fosse com jornalismo! Design de Moda deve ser um curso bem legal, mas exigir bastante criatividade! Boa sorte ♥

      Excluir
  5. Adorei a entrevista e esse tipo de post, queria ver Engenharia da computação.Parabéns
    http://assimsemroteiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou :) vou ver se consigo fazer, só ficar de olho no blog. E muito obrigada viu!? ♥

      Excluir