Que curso escolher? Arquitetura e Urbanismo!

domingo, 3 de maio de 2015

A Daniella Santos tem 21, estuda na Faculdade Meridional - IMED (Passo Fundo/RS) e tá no quarto semestre de Arquitetura e Urbanismo.
A Renata Bastos tem 23 anos, estuda na Universidade Federal de Alagoas e já está concluindo a faculdade.

Sophia: O que te levou a escolher esse curso?
Daniella: Bom, eu sou formada em Design Gráfico, e há muito tempo eu tenho um sonho muito grande, e quando me formei em design eu percebi que só aquilo não ia me levar onde eu queria chegar. Por isso eu escolhi a Arquitetura, e acabei descobrindo um "mundo" maravilhoso, e o sonho da minha vida que já me deixava muito ansiosa acabou triplicando na emoção hahahaha. Foi quando eu percebi que estava no caminho certo :)
Renata: Na verdade eu não sabia bem o que fazer. Estava em dúvida entre Serviço Social e Arquitetura e Urbanismo. Muitos podem achar que são cursos totalmente diferentes (pode ser), mas tem vários aspectos de cada um que se batem no meio do caminho :)

S: Arquitetura e Urbanismo é pra quem...
D: Arquitetura é pra quem gosta de ficar em casa HAHAHA. Mas de fato é. Se você é dessas que tem vida social MUITO ativa, prepare-se, pois você terá que fazer sacrifícios. Muitos estudantes de arquitetura ficam falando coisas como "você vai trocar o dia pela noite, não vai mais poder dormir, dormir é para os fracos". Cara... LHES GARANTO, que isso é BESTEIRA! Eu NUNCA precisei virar uma noite fazendo projeto, NUNCA! Se você é uma pessoa organizada, que sabe administrar o seu tempo, você consegue tranquilo fazer tudo que deve ser feito, dormindo BEM a noite. Mas, isso depende de cada um. Tenho colegas que não fazem nada da vida (não trabalham) e estão sempre virando noite no fim do semestre pra terminar projeto. Eu trabalho o dia todo, faço curso de francês, pratico boxe e como falei, nunca precisei virar noite. Então, basta ser organizada.
Quem faz arquitetura também deve, no mínimo, ter um senso estético bom. Você vai entrar numa área criativa, e isso o curso não ensina. É claro, o curso te ajuda a desenvolver isso mas, se você sabe ao menos combinar roupas, já é um começo.
Tem também a história de que pra fazer Arquitetura você precisa saber desenhar. Bom, você deve, NO MÍNIMO, saber segurar um lápis. Os primeiros semestres (isso muda para cada instituição), os projetos são feitos todos a mão.
Você também tem que gostar de cores, gostar do preto e branco, gostar do simples, gostar do muito, gostar do antigo, e de coisas diferentes. Você deve gostar de fazer e PENSAR em coisas diferentes. Depois que você começa a cursar Arquitetura, toda a visão que você tem sobre o mundo a sua volta vai mudar. E por fim, se logo no primeiro semestre você perceber que você não se APAIXONOU COMPLETAMENTE pelo curso. Esquece amiga, Arquitetura não é pra você. Quem faz esse curso tem que saber lidar com pressão, com cansaço. E só as pessoas que realmente se apaixonam pelo curso, tem futuro na Arquitetura. Porque mesmo sofrendo, chorando em cima da mesa de desenho (experiência própria), mesmo querendo sair correndo quando o CAD/Sketch Up trava, no final do semestre você fica feliz que passou por tudo isso. E mal pode esperar pelo próximo semestre.

R: ...gosta de realizar sonhos.

S: As suas expectativas em relação ao curso estão sendo/foram cumpridas?
D: Sim, mais do que eu imaginava.
R: Como eu disse, eu estava um pouco em dúvida. Então não sabia muito o que esperar. Mas o curso é demais, é apaixonante, a gente consegue enxergar além da nossa realidade. É demais.

S: Agora deixe a sua opinião geral sobre o curso/profissão, o que está achando, as aulas, os trabalhos, gastos com trabalhos e materiais etc., pode contar tudo.
D: Então, é basicamente a mesma coisa que falei ali em cima hahaha. Minha opinião geral é que o curso é tudo de bom. E eu de fato me encontrei nele. Pelo menos na minha faculdade, o "grosso" do negócio é nos últimos 2 meses do semestre, fica bem puxado. Nessa época aí, ESQUECE A VIDA. Se você gosta de ler, como eu, ESQUECE. Você não vai ter mais famílias e amigos. O seu projeto é a sua vida neste momento, ele é tudo o que você precisa hahahaha.
Outra coisa é que você vai gastar bastante no início do curso, material de desenho, material para maqueta, e XEROX, o bendito (ou maldito) xerox. Nem gaste dinheiro comprando caderno, você não vai usar. No máximo um pequenininho de uma matéria só. Ou uma agenda para anotar trabalhos e etc.
E outro ponto positivo é que quase não tem provas. São bem poucas mesmo. Trabalho e projeto "apenas".
Basicamente é isso :)

R: O curso é ótimo, porém é MEGA puxado! Principalmente nos primeiros períodos. Dormir? Muito pouco. Trabalhos? Até demais. Arquitetura é um pouco caro quando chega nas matérias de projetos, algumas plotagens chegam a custar mais de 100 reais. O começo do curso é super legal, materiais novos, lápis de cor, aquarela, marcadores. Eu parecia que tinha voltado a infância, kkk. Ainda bem que escolhi Arquitetura.

O blog da Daniella leva o nome dela, clique aqui pra fazer uma visitinha.
O da Renata também, clique aqui e dê uma passadinha por lá.

Mês que vem o post será sobre Engenharia Civil, então fica ligado aqui no blog e na page! Pra ver mais posts dessa tag clique aqui.

Sophia Cuñado

4 comentários:

  1. Adorei o post! Ainda estou no primeiro ano do ensino médio, mas tenho muitas dúvidas sobre qual curso escolher.. Por enquanto penso entre arquitetura, engenharia civil, nutrição e dermatologia. Não vejo a hora de chegar o próximo post para poder esclarecer algumas das minhas dúvidas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado e realmente espero que esta série de posts te ajude a escolher! Boa sorte e fica de olho no blog! ♥

      Excluir
  2. Adorei participar :D.
    MUITO legal a sua ideia.

    Bjs =*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito, muito obrigada por ter participado ♥

      Excluir

Oba, deixa um comentário aqui dizendo o que achou do post!