Que curso escolher? Direito!

domingo, 5 de julho de 2015
Aêeeee! Primeiro domingo do mês é dia de post da série que ajuda vocês a escolherem seu curso! E o post deste mês é do curso de Direito!
E as entrevistadas foram:
   Luany Marcely, de 22 anos, cursou Direito no Centro Universitário Cândido Rondon (Unirondon) em Cuiabá e terminei em 12/2014. O curso durou cinco anos.
Mahielly de 20 anos, cursa Direito na Faculdade Campo Real, está no quarto ano!
E vamos às perguntas: 
S: O que te levou a escolher esse curso?
L: Eu estava divida entre Direito e Arquitetura, confesso, hahah. Mas acabei optando por Direito. Sempre admirei os profissionais do ramo jurídico e desde que comecei o curso (na verdade, desde quando eu fiz o ENEM em 2010) que eu tinha em mente ser Juíza (seja federal ou estadual) e ainda tenho o mesmo foco.
M: Paixão por justiça desde a barriga da mamãe hahaha. Desde sempre fui curiosa sobre o direito e lia uma Constituição Federal na 5ª série. O que me fez decidir mesmo foi a vontade de fazer diferença, parece clichê mas é verdade. Foi a unica maneira que achei pra diminuir as diferenças sociais e ajudar quem realmente precisa. Aliás, faço estágio na Justiça do Trabalho e é o amor da minha vida, me sinto realizada ajudando os trabalhadores que estão em situação "inferior" aos empregadores, para que não saiam lesados.

S: Direito é pra quem...
L: Pra quem gosta de ESTUDAR. Muita gente fala "Nossa, Direito é curso pra quem gosta de ler". Não, nada disso. Ler e estudar são coisas completamente diferentes e até a metodologia de leitura é distinta. Estudar requer mais tempo de leitura, enquanto simplesmente ler (livros literários, por exemplo) é mais fácil porque não envolve memorização. Enfim. Direito é pra quem está disposto a madrugar estudando para aquela prova fu**** que vai cair matéria do semestre inteiro. 
Direito é pra quem gosta fazer consultoria gratuita nas reuniões de família (ou seja, ninguém! Hahahahah) Os casos mais comuns: "Fulano, eu queria que você desse uma olhadinha no meu caso...", ou;

"Pedi demissão [ou] fui demitido do meu emprego, quais os direitos que eu tenho?", ou;
"A minha ex-mulher está me processando, queria sua ajuda!" É sempre assim.
Direito é uma relação de amor e ódio, hahah. Ou você ama ou você odeia. Você nunca vai encontrar uma pessoa que vai dizer "É... Direito é legal", não. Ou ela ama de paixão ou detesta! É um pouco radical, mas é isso mesmo.

M: Direito é pra quem gosta de conflitos hahahah. E quem realmente gosta do direito. Não adianta começar o curso só porque não sabe o que fazer fora isso. Ele exige dedicação e amor, um advogado (ou magistrado) nunca pára de estudar, pois o direito está em constante mudança. Não é pra quem quer vida mansa, nem pra quem não gosta de expor sua opinião e não consegue defender suas ideias. Pra mim sempre dizem que fui feita para o direito, pois tenho opinião forte, não tenho medo de defender o que acho certo e vivo para o drama hahaha.

S: As suas expectativas em relação ao curso estão sendo/foram cumpridas?
L: Estão sim, mas ainda espero mais. Como eu terminei agora o curso, eu ainda tenho muita expectativa! Pra mim, é agora que tudo está começando!
M: Sim, a melhor decisão que fiz na minha vida foi cursar direito. Amo desde o primeiro dia de aula e quando comecei a fazer estágio percebi que nunca quero fazer outra coisa. As aulas podem ser chatas, pois são super teóricas e quanto a isso nada pode ser feito. No meu quinto semestre na faculdade quase reprovei, parei de ir pra aula e não me importava mais, mas é só fase. Eu sou muito preguiçosa, então ir pra faculdade era um empenho muito grande. Mas como o curso é o que eu queria eu estudava em casa e consegui recuperar as matérias perdidas nos milhões de faltas haha

S: Agora deixe a sua opinião geral sobre o curso/profissão, o que está achando, as aulas, os trabalhos, gastos com trabalhos e materiais etc., pode contar tudo :)
L: Acredito que todos poderiam fazer Direito. É um curso que abrem os nossos horizontes de senso crítico político, social, econômico e pessoal também, porque só foi depois de eu ter cursado Direito que fiquei sabendo de direitos e deveres que nem pensava que tinha. É muito interessante. E o leque de opções de profissões que o curso oferece é muito grande tanto no serviço privado, como no serviço público (concursos públicos).

E o lado negativo é que Direito é um curso que você simplesmente não para de estudar depois que o conclui. A cada semana sai uma novidade no mundo jurídico e a gente tem que ficar por dentro de tudo que rola no Congresso Nacional. Não digo que isso seja obrigatório, mas é sempre bom saber.
Ah, e um ponto negativo também é que todo mundo acha que a gente tem a OBRIGAÇÃO de saber TUDO, ou então somos obrigados a ouvir "Mas você não cursa Direito? Deveria saber!" Até parece, né? Ninguém sabe tudo. E a minha vontade é de mandar essas pessoas é pra longe, mas eu pergunto pra elas "E você sabe TUDO da sua profissão, não é?" Então ela se cala e fim de papo. (OMG, isso tá ficando muito extenso!)

M: As aulas são cansativas, os trabalhos eu nem faço (como já disse sou preguiçosa ao extremo). Os gastos são grandes, os livros são caros e como vive mudando tudo não dá pra usar livro velho. Só o vade mecum é mais de 100zão, e é bom trocar todo ano. É cansativo, puxado e não é pra qualquer um, mas quem se identificar aposto que vai amar. Os pontos positivos não tem nem explicação, eu sou muito apaixonada pelo curso haha. Uma coisa que sei que muitos procuram saber é do piso salarial: eu como estagiária ganho mais do que algumas pessoas que conheço que tem ensino superior completo. O retorno é mais alto, assim como o investimento.

E aí, esclareceram suas dúvidas? O que achou do curso depois dessa entrevista super legal? Eu particularmente nunca gostei de direito, exatamente por ser bem teórico, como elas disseram, eu gosto do prático, então não é pra mim hahah!
Não esqueçam de visitar o blog das meninas, o da Luany é o Mini Neko e o da Mahielly é o Fashion Made in China!


Este mês vai ter mais um post da série, e será sobre biologia, então fiquem ligadinhos aqui no blog e na page! Pra ver mais posts dessa tag clique aqui.

Sophia Cuñado

2 comentários:

  1. Oi Sophia! Adorei o post da série sobre profissões, estou ansiosa para ver a continuação!
    Acho Direito um curso bem bacana, já até cogitei fazer, mas assim como você, gosto do prático haha
    O que é mais uma coisa em comum com você: faço arquitetura (vou pro segundo período agora) e sou apaixonada por interiores!
    Amei seu blog, parabéns. Te espero no meu ;)
    Beijos

    http://bazardefoto.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado, mesmo! Todo mês tem um post com um curso diferente, as vezes tem um post no meio do mês, só ficar de olho ;) Termino Design de Interiores este ano e começo Arquitetura ano que vem!
      Pode deixar que vou far uma passadinha lá viu?! haha ♥

      Excluir

Oba, deixa um comentário aqui dizendo o que achou do post!