Que curso escolher? Publicidade e Progapanga!

domingo, 2 de agosto de 2015
O post deste mês é de um curso que eu até pesquisei sobre quando estava terminando de me decidir sobre que curso escolher, então que tal ler uma entrevista super legal sobre o curso de Publicidade e Propaganda?!
As entrevistadas foram: 
Verônica Chiarelli de 22 anos, atualmente ela cursa o segundo ano de Publicidade e Propaganda na Mackenzie.
 Camila de Marques, ela já se formou em Publicidade e Propaganda.
Milena de 18 anos, ela estuda Comunicação Social especializada em Publicidade e Propaganda na FAAP - São Paulo e está no segundo ano!

E agora as perguntas:
S: O que te levou a escolher esse curso?
V: Eu sou uma pessoa bem comunicativa, que adora escrever e fotografar. Desde a minha pré-adolescência eu tenho blog, edito fotos no photoshop e estou sempre ligada nas redes sociais (que na época as mais conhecidas eram orkut, myspace e gazzag).

Quando eu estava no cursinho, meu amigo que já estava cursando publicidade começou a me falar sobre o curso e como ele achava que tinha tudo a ver comigo, com a minha personalidade e com os meus gostos.
Pesquisei sobre a carreira, conversei com vários profissionais da área e decidi que essa era a profissão que eu queria seguir.

C: Amor pela comunicação e seres humanos, criatividade e comportamento.
M: Tenho dois instagrans (de moda e de animais) onde constantemente eu faço publiposts.

S: Publicidade e Propaganda é pra quem...
V: ...é persuasivo, não tímido e gosta de arriscar.
C: ...gosta de arte, comunicação, criatividade e consumo.
M: ...é criativo. Qualquer área da comunicação envolve criatividade. Quem gosta de falar, de pesquisar, de se relacionar com outros, fazer projetos, mexer no computador, gosta de estatistica, está ligado em todas as redes sociais, deve fazer Publicidade e Propaganda (independente de área que quer ser: planejamento, atendimento, mídia, criação).

S: As suas expectativas em relação ao curso estão sendo/foram cumpridas?
V: As minhas expectativas em relação ao curso, até o momento, estão sendo cumpridas. Quanto a faculdade tenho algumas reclamações, mas no geral, estou amando. Estou aprendendo muitas coisas que me interessam muito, os assuntos das aulas me deixam interessada em saber mais.
C: Sim. Só que o mercado hoje esta muito competitivo, por isso tem que ser feito tudo com amor senão não se destacará.

M: Sim! Muito! Nem imaginava fazer publicidade mas estou amando o curso, a faculdade e as aulas. Na FAAP aprendemos de tudo um pouco, desde design até produção publicitária

S: Agora deixe a sua opinião geral sobre o curso/profissão, o que está achando, as aulas, os trabalhos, gastos com trabalhos e materiais etc., pode contar tudo :)

V: Eu estou adorando o curso, os temas me interessam muito, e o fato de eu ter bons professores me inspira a querer saber sempre mais e sempre manter meu rendimento e esforço com a faculdade.

Não é um curso extremamente fácil, como a maioria das pessoas pensam. Tem MUITOS trabalhos para entregar de uma só vez; época de "prova" é puro estresse. Você tem que ter pelo menos uma noção básica de edição de imagem e vídeo se não quiser depender sempre das poucas pessoas da sala que sabem.
Não é muito puxado em relação a leitura. Você vai ter que estudar matérias teóricas sim, e vai ter que ler sim, mas não são textos gigantescos e diários, como por exemplo, os do direito.
C: Foi excelente! Já trabalhei em agencias de publicidade Startups e editora, mas na prática você realmente tem que gostar e se dedicar muito. Aconselho estágios, mesmo que não pagos, o gasto com a faculdade foi alto mas se puder fazer só a faculdade melhor, pois como qualquer outra, dedica-se muito tempo.
M: O curso envolve muito trabalho apesar de não ser cheio de regras como direito, medicina, etc... Estou adorando o curso porque me formando comunicação social, que não envolve só publicidade, posso seguir carreira em outras áreas.

As aulas são otimas. Algumas aulas que eu tive foram: 1º semestre - fotografia, antropologia, epistemologia, análise da imagem, teoria da comunicação, história da arte, legislação, etc... 2º semestre - sociologia, cinema, fotografia, português, estatística, rádio, marketing 3º semestre - estética, estatística, teoria da comunicação, português, design, teorias sociais do brasil, filosofia, estratégias de comunicação.
Os trabalhos apesar de complexos ajudam de várias formas, principalmente na hora de se relacionar com outras pessoas, pois cada um tem a sua opinião.
Os gastos com os trabalhos não são tantos. A FAAP disponibiliza uma ilha de edição onde tem pessoas para nos auxiliar, e a faculdade tem materiais que podem ser emprestados (camera, tripe, luz, etc...).

E aí, o que acharam do curso depois dessa entrevista? 
Não esqueçam de visitar o blog da Verônica, é o Venachia, e seguir o insta da Milena é o @omundoanimal.


Mês que vem o post vai ser sobre Psicologia, então fiquem ligadinhos aqui no blog e na page! Pra ver mais posts dessa tag clique aqui. E se você ainda não respondeu a pesquisa de público, responde aí, é rapidinho!


Sophia Cuñado

2 comentários:

  1. meu curso e minha relação de amor e ódio com ele, rs <3
    rhuanytta.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos temos nossa relação de amor e ódio com nossos cursos né hahah

      Excluir

Oba, deixa um comentário aqui dizendo o que achou do post!