Tudo sobre Design de Interiores

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015
No dia 30 de novembro eu apresentei meu tcc pra banca, foi muito nervosismo, mas deu tudo certo no final, e hoje eu vim aqui falar tudo sobre o curso de Design de Interiores, ou DI, como alguns chamam. Eu vou responder as perguntinhas da série Que curso escolher? que rola aqui no blog, e falar mais sobre o curso, então se prepara pra textão! Ao longo do post vou colocar fotos de alguns trabalhos meus (alguns em grupo), ok? Ok.
Pra começar vamos entender a diferença entre curso técnico e tecnológico, o técnico é a nível de ensino médio, já o tecnológico é nível superior. Eu fiz o tecnológico na Universidade Santa Cecília aqui em Santos, ele tem duração de dois anos e a mensalidade gira em torno de R$800.
Eu escolhi fazer Design de Interiores porque sempre quis Arquitetura, porém no último ano me bateu uma incerteza, ai resolvi fazer o curso que mais se aproximava, e que ia me fazer ter contato com pessoas que faziam Arquitetura, consequentemente me fazendo ver os trabalhos, a matéria e tudo mais, assim eu teria a confirmação de que era isso mesmo que eu queria, e foi assim que aconteceu.
Uma das primeiras coisas que você vai aprender é desenhar plantas, sim, você precisará desenhar plantas, cortes, vistas/elevações e tudo mais, vai aprender sobre história da arquitetura, arte e mobiliário, elétrica, hidraulica, iluminação e muito mais, mas o maior foco é o projeto, no caso, desenho técnico. A faculdade que eu fiz ela volta muita coisa pra parte de Arquitetura, e isso é ruim (vocês vão entender o porquê daqui a pouco), planta de construir e demolir, elétrica e hidraulica, isso acontece porque não temos professores designers de interiores, apenar arquitetos. 
Como eu disse, o curso tem duração de dois anos, existe também o curso a nível de bacharel, que dura quatro anos (na Belas Artes por exemplo), porém eu não acredito que seja uma coisa válida, acho que não tem matéria suficiente pra preencher quatro anos de faculdade.
Os gastos com materiais são altos no começo, você vai precisar comprar prancheta, folhas A3, lapiseiras, esquadros, escalímetro, trena e tudo mais, porém recomendo que você compre tudo do mais barato com exceção das lapiseiras, escalímetro e trena, que foram as únicas coisas que eu usei depois do primeiro semestre. Em compensação, depois que você começa a fazer os desenhos no computador, os gastos dão um pulo considerável, é plotagem - impressão em maior escala e qualidade - toda hora, maquetes, montagens etc.
Você vai ter de aprender a mexer no AutoCAD, onde são feitos os desenhos técnicos, não relute, aprenda, comece a fuçar desde cedo, a mesma coisa em relação a SketchUp, onde você faz o 3D. Se você gosta que te ensinem bem, ou tem dificuldade em aprender a usar programas, existem vários cursos, muitas vezes nas próprias faculdades, mas não pire, provavelmente você vai ter pelo menos um semestre de cada plataforma. Eu aprendi fuçando, desconfigurei o CAD da faculdade várias vezes, pedi ajuda pro pessoal de Arquitetura e pra alguns professores, e hoje posso dizer que faço um projeto inteirinho no CAD e SketchUp sem maiores problemas.
O curso, pelo menos na minha faculdade, não tem quase prova, quase sempre são trabalhos, em grupo ou individual. Quando for escolher um grupo pro trabalho, escolha gente que esteja empenhada, no começo você pode ficar pulando de um grupo pro outro, mas quando se der conta de que aquele grupo é o "certo" pra você, fique nele até o fim.
Agora vamos falar sobre o que o designer de interiores está habilitado a fazer. Entendam e tenham em mente que designer de interiores é um decorador, não pode levantar, derrubar ou mexer em paredes, tetos, pisos ou que quer que seja, pra mexer nessas coisas, precisa ter um RRT - registro de responsabilidade técnica, coisa que designer não tem, apenas arquitetos e engenheiros. Muita gente não sabe disso, muita gente não procurou se informar sobre o que se tratava o curso, foi lá e fez sei lá porquê, então tenham em mente isso. Designer de interiores pode mexer no interior, já diz o nome, pode colocar a mobilia que quiser, quadros, revestimentos etc. 
As faculdades costumam falar tudo isso, na minha falaram na metade do último semestre, deveriam ter passado antes? Sim, pra todo mundo ficar sabendo o que eu acabei de falar, mas ao mesmo tempo acho que os dois lados tem parte da culpa, a faculdade por visar o dinheiro passando o que o designer pode e não pode fazer só no último semestre, evitando mais desistencias, e os alunos por terem entrado no curso sem procurar se informar do que se tratava, que como eu já disse neste post, é muito importante! 
O curso, na minha opinião, é bem básico, é uma coisa que você aprende na prática, é pra te regulamentar e te dar o empurrãozinho inicial. Se você me perguntar se é melhor fazer um tecnólogo ou um bacharel, eu vou te dizer que um tecnólogo, porque vai te falar o básico, vai dar uma pequena enrolada, e vão ser só dois anos, no final você vai sair com um diploma de nível superior do mesmo jeito, mas, se você me perguntar se é melhor um tecnólogo ou um bacharel na Belas Artes, eu vou te perguntar se o que você quer mesmo é ser designer de interiores, ou seja, decorador, se a resposta for sim, faça Belas Artes, se você tem dúvidas, quer Arquitetura ou tá se jogando no mundão tentando descobrir, faça o tecnólogo.
Por fim, mas não menos importante, o curso de Design de Interiores é pra quem gosta de decorar, simplesmente decorar, pra quem se encanta por esse mundo, porém sempre se lembrando que você vai ter de ter conhecimento básico da área de Arquitetura, e que os teus projetos não vão ter tua cara, vão ter a cara do teu cliente, as vezes, você pode até acabar não gostando tanto dele, porque o importante vai ser o teu cliente gostar.
E é isso gente, se vocês tiverem qualquer dúvida sobre o curso, podem perguntar nos comentário que eu vou responder do melhor jeito possível. Mas agora quero saber, algum candidato a designer? Design de Interiores é exatamento o que vocês estavam pensando antes de ler este post? Me contem, quero muito saber! E se quiserem um post falando como é montar um tcc, de onde conseguir inspiração e tudo mais, é só pedir nos comentários que eu faço!

Minha colação de grau ainda não rolou, está marcada pra 10 de Março, porém eu já fiz todo o meu tcc e apresentei à banca (a primeira foto é do caderno, e a segunda é um pequena parte do projeto, rolem pra cima e encontrem o S)! Deu muito trabalho montar ele, me descabelei todas as vezes que o caderno desconfigurafa, mas no final foi gratificante ter ele ali, nas minhas mãos, todo meu, feito inteiramente por mim! E é isso gente, agora partiu Arquitetura né?!

Acompanhem o blog em todas as redes sociais, e respondam a pesquisa de público, é super rapidinha e me ajuda a saber o que vocês gostam e querem ver por aqui!

Curtam a page para muitos achadinhos, imagens, vídeos, frases e coisas legais!


Sophia Cuñado

12 comentários:

  1. SAIUUU <3
    Tava esperando tanto!!!! A maioria do que você falou eu já tinha uma ideia, por que to pesquisando muiiiito!!! E você tocou em um ótimo ponto, bacharel ou tecnólogo. Eu tava meio na dúvida porque queria fazer arqui, então faria o tec, maas tive a certeza que quero DI e optei pelo bacharel, a maioria das facul aqui em BH são bacharel!!!
    Enfim o S ficou incrível e to apaixonada pelos seus trabalhos!!! Ver só me deu mais certeza do que quero!!!
    E pode fazer o post sobre o tcc sim, porque vou amar!!!

    Beijos,
    www.notavelleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eeeee! É assim que tem de ser, pesquisar muito, bastante, demais, pra que as chances de arrependimento sejam praticamente nulas! É uma coisa assim, você quer decorar? Pura e simplesmente decorar? Se sim, se joga no bacharel, mas se não, aconselho o tecnológico seguido de Arquitetura. Aqui em Santos não tem nenhum bacharel em DI, só em São Paulo, na Belas Artes.
      Obrigada, na apresentação pra banca eu fiz questão de chamar a atenção dos professores pra ele, hahahh! ♥

      Excluir
  2. Sinceramente eu amei o seu post, Achei suuuuper completinho e muito preciso para mim, que quero ser Designer de Interiores/Arquiteta, gosto bastante da idéia de criar e inventar e será bem legal exercer essa profissão! Beijocas e boa sorte na sua carreira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tentei dar o máximo de informação com o mínimo de enrolação. Se você tem a ideia de fazer arquitetura também aconselho fazer o tecnólogo de Design, mas dá uma boa pesquisada em tudo antes de tomar a decisão final, aqui no blog mesmo tem post dando dicas de como escolher o curso certo! ♥

      Excluir
  3. Sophia, que honra descobrir um blog tão fofinho quanto o seu. Parabéns pela formatura. Te desejo muitas conquistas. Adorei o seu blog e já estou seguindo :*

    Beijos,

    Hida

    www.blogdahida.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, muito obrigada ♥ tão bom ouvir isso! Obrigada, obrigada e obrigada ♥

      Excluir
  4. Queria cursar Arquitetura mas acho que ainda não é o que quero. ADOREI os seus projetos.
    vickyvaleriano.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vish, pesquisa muito, bastante, se não você pode fazer um tecnólogo de DI e confirmar ou não se é isso mesmo que você quer :) Muito obrigada ♥

      Excluir
  5. Oi, Sophia! Otimo post!
    Sou arquiteta e não me arrependo de ter feito o curso de 5 anos, mas talvez se fosse começar tudo de novo, teria feito um de tecnólogo.
    Como você comentou, é muito enrolação em algumas matérias... E para quem quer colocar a mão na massa mesmo, sem muita teorização, o tecnólogo é a melhor opção.
    Admiro muito vocês, designer de interiores... Vocês manjam muito de materiais e acabamentos!
    Nós temos a formação mais voltada para a criação de espaços, subir paredes, etc. Mas em acabamento, muitas vezes vcs dão de mil a zero na gente!...
    Mas é assim mesmo, acho que cada um na sua área, uma ajudando o outro!
    Parabéns!
    Um grande abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada ♥ Agora eu tô fazendo Arquitetura, continua tendo muita enrolação, matérias que falam da mesma coisa e parece que é só pra completar carga horária! Acho que é isso mesmo, cada um tem de fazer o que está apto para, vejo muitos projetos de revestimento de fachada e decoração de ambientes feitos por arquitetos e me dá um desespero tão grande! kk ♥

      Excluir
  6. Shopia, amei o post!! Queria muito ler sobre como é montar um tcc e de onde conseguir inspiração. Vou começar a fazer D.I esse ano, mas não sei se é o que eu quero. Vejo fotos das plantas de casas com os cômodos e gosto de imaginar as pessoas fazendo um tour, gosto de ver os quartos prontos com decorações lindas, acho interessante, mas estou em dúvida ainda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho pensado em como montar um post desses, só que perdi tudo que tinha do meu tcc, então não sei se vai acontecer tão em breve. Acho que vai gostar, mas saiba que tem coisas tecnicas e nem tudo são flores e só decoração, conforto ambiental, algumas contas, eletrica e hidraulica também são materias importantes e necessárias!

      Excluir

Oba, deixa um comentário aqui dizendo o que achou do post!