Na cozinha com resenha literária: um suflê inspirado em Chega de Açúcar

quarta-feira, 11 de maio de 2016
O post de hoje é dois em um! Um dos lançamentos do mês de Abril da editora Sextante é o livro Chega de Açúcar, da Sarah Wilson, uma jornalista e blogueira australiana que saiu com o projeto de eliminar o açúcar que comemos, e depois lançou o livro contando como fez e foi o processo, pra incentivar mais pessoas a fazerem, eu achei uma coisa muito interessante, que me chamou a atenção e resolvi ver do que se tratava, então hoje a resenha é sobre ele, e o episódio de na cozinha é com uma receita inspirada.
O livro traz um programa de desintoxicação de açúcar de oito semanas, com o que fazer, substituir e colocar, além de 108 receitas das mais variadas que não levam açúcar. Como disse, fiquei curiosa e li todo o processo e os porquês no mesmo dia em que recebi. 
"Sarah Wilson sempre achou que sua alimentação era relativamente saudável – até saber a quantidade de açúcar escondido na comida e quanto isso afetava a sua vida. Quando ela se deu conta de que o consumo de açúcar poderia estar associado a oscilações de humor, ganho de peso, problemas de sono e doenças relacionadas à tireoide, decidiu acabar com isso de vez. O que começou como uma experiência logo se tornou uma missão: alertar sobre os perigos da substância e oferecer alternativas saudáveis e saborosas. Neste livro, a autora conta o que fez para conseguir se livrar da dependência, compartilhando ferramentas, truques e dicas inspiradoras."
Sarah defende a eliminação do açúcar por completo, inclusive da frutose, e propõe o uso de outros ingredientes, como por exemplo a estévia, um adoçante com diferentes componentes, o xarope de arroz integral, óleo de coco, entre outros ingrediente um tanto diferentes, porém eu andei pesquisando, e muitos desses ingredientes são difíceis de achar, e bem caros, não sei como é na gringa, mas por aqui é meio complicado. O livro traz uma teoria interessante, porém não vou dizer que irei fazer o programa, e isso por diversos fatos, como por exemplo: os ingredientes são caros e difíceis de achar, há casos de reações alérgicas de alguns ingredientes (pesquisei muito), eu nunca eliminaria a fruta da minha vida já que eu acho que é uma coisa extremamente necessária de se consumir, ela defende o uso de gorduras (tipo bacon e manteiga) e eu não posso comer muito dessas coisas, e o principal motivo é que eu discordo dela em muitos pontos. Aos que quiserem fazer eu indico que comprem o livro, leiam direitinho tudo que ela fiz e apoia, e depois, antes de começar, consulte um nutricionista, explique o programa e leve o livro pra que ele entenda exatamente o que você está falando, só então faça.
No final eu até achei o livro interessante, não pela proposta, mas pelas receitas. São 108 receitas de doces, salgados, entradas e bebidas que podem ser seguidas a risca ou servir de inspiração, como foi o meu caso. É um livro que eu vou guardar, e quando tiver procurando por uma receita diferente, eu vou lá e tento me inspirar em alguma coisa dele.
O livro é lindo, muito bem feito, com fotos preciosas e papel mais grossinho. Ele custa em torno de R$59, e já está nas livrarias.
Mas agora vamos pra segunda parte do post, a receita. Como eu disse, me inspirei no livro, nele tem uma receita de cheesecake de abobrinha, mas calma, é uma receita salgada. A receita original é essa da foto, com diferentes ingredientes e modo de preparo, particular e modestamente, eu amei o resultado da minha adaptação, foi uma daquelas receitas que você faz mas não acha que vai dar muito certo, e no final fica uma delícia! 
A receita feita por mim é essa que eu mostro no vídeo, com os seguintes ingredientes:
3 abobrinhas médias
410g - pode ser mais ou menos, mas foi o que eu usei - de queijo minas
1/2 cebola
1 tomate
3 dentes de alho
2 ovos batidos
Queijo mussarela ralado
Orégano

Viu, é uma receita super simples e rápida, demora mais no forno. Os ingredientes usados são fáceis de serem encontrados e não são caros, servi com arroz e batata e todo mundo adorou, serve 4 pessoas. Bóra fazer esse suflê delicioso, e se fizer, não esqueça de tirar foto e postar com a hashtag #blogdaumzoom nas redes sociais, vou amar ver!
Pra muito conteúdo legal é só seguir a mim e ao blog nas redes sociais!

Sophia Cuñado

0 comentários:

Postar um comentário

Oba, deixa um comentário aqui dizendo o que achou do post!