Postagens recentes

segunda-feira, agosto 8

Que curso escolher? Moda!

A coluna que sempre sai no primeiro domingo do mês atrasou, e quero pedir desculpas por isso, não tive tempo de montar o post a tempo! Mas acasos a parte vamos ao post de hoje que tá lindimais com um curso que tenho certeza que muita gente por aí já pensou em fazer: moda! Quem me ajudou com este curso foi a Helen Dutra, de 25 anos. Ela é formada no tecnólogo de design de moda e hoje faz pós em cultura de moda e mercado, ambos os cursos pela Estácio.
Pergunta: Por que você escolheu esse curso?
Helen: Porque amo moda.

Pergunta: Quais eram as tuas impressões sobre o curso antes e depois de entrar?
Helen: Eu entrei na faculdade não sabendo de nada. Não tinha nenhuma habilidade com desenho ou costura, e me surpreendi com as técnicas que consegui desenvolver. Antes da faculdade eu também tinha a imagem somente boa do mundo da moda, aquela do glamour, dos desfiles, das festas... Mas na verdade, a gente descobre que por trás de tudo isso existe muito trabalho e pesquisa.

Pergunta: As tuas expectativas em relação ao curso estão sendo/foram cumpridas? Por que?
Helen: Sim! Eu me descobri no curso. Me identifiquei demais e não me imagino estudando outra coisa.

Pergunta: Você teve/está tendo muitos gastos? Se sim, com o que?
Helen: Acredito que a faculdade de moda é uma das que mais geram gastos para os alunos. Além da mensalidade (no caso da particular), você tem as despesas com material e com os trabalhos práticos. Cada disciplina tem uma sua lista de materiais. Por exemplo; disciplina de desenho, você precisa comprar lápis, canetas e papéis específicos (e esses materiais de desenho são os mais caros). Disciplina de modelagem, lá vai outro tipo de papel, tnt, réguas etc. Disciplina de costura: você precisa de tecidos, aviamentos e mais. Cada trabalho prático eu gastava muito, porque as vezes envolvia a criação de produtos, outras vezes envolvia desfiles ou outros eventos. Isso sem contar nos livros e xérox. Enfim, é um curso bastante caro nesse sentido.

Pergunta: Qual a tua opinião geral sobre o curso e a profissão?
Helen: O curso de moda não é fácil como muitos pensam. Claro que não se compara com uma faculdade de medicina, mas tem sim suas dificuldades e, se o aluno não se esforçar, acaba desistindo ou sendo só mais entre tantos. Não basta somente ter uma formação, você tem que estar atualizado de tudo o tempo todo. Assistir filmes, ler livros, apreciar arte, fazer cursos de extensão e por aí vai. O profissional dessa área tem que ser culto, como ouvi de um importante designer dia desses, tem que se renovar sempre para conseguir se destacar. Sobre o mercado de trabalho, eu ainda não consegui ingressar formalmente. Apesar de a indústria da moda ser uma das maiores do país, não tem temos apoio e incentivo dos governantes, principalmente numa época de crise como essa. Os donos de fábricas, não generalizando, mas a maioria não valoriza o profissional de moda, acham que qualquer um pode fazer aquilo que você passou anos estudando. E quando você consegue um empregos numa dessas fábricas pequenas, você tem mil funções e não é bem renumerado. O quadro não é dos bons, mas tenho fé em dias melhores.

Tá vendo, não podemos achar que o curso dos outros é fácil, cada um tem o sua dificuldade, e moda parece ser um curso muito legal, mas que dá um baita trabalho, imagina organizar desfiles? Algum candidato ao curso de moda? O que acham da profissão? Me contem tudo e passem no blog dela, é o Helen Dutra!
Já sabem, se querem ficar sabendo de tudo, ter novidades e conteúdo exclusivo é só me acompanhar nas redes sociais! E se tiverem dois minutinhos, respondam a pesquisa de público, me ajuda a saber o que gostam e querem ver por aqui!

Sophia Cuñado

comentário(s) pelo facebook:

6 comentários:

  1. Oi, Sophia.
    Tudo bem?
    Adorei ter participado do post e ter ajudado outras pessoas com essas informações. =) Desejo muito sucesso pra vc, para o seu blog e para todos os seus leitores.

    Um beijo,
    http://helendutra.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada por ter aceitado participar ♥

      Excluir
  2. Eu pensei em cursar moda (além de biologia, fotografia, história...), mas o que eu amo mesmo é biologia. Meu amor por moda agora está no blog! Adorei a ideia do post <3

    Sucesso, beijos! Com carinho, Menina Borboleta.

    http://meniborboleta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ó quando a gente quer fazer várias coisas e elas dificilmente tão relacionadas, não é mesmo? ♥

      Excluir
  3. Eu sempre quis cobrir desfiles de moda, escrever sobre moda e fotografar moda. Mas na hora de escolher meu curso, percebi que moda não seria o curso ideal pra mim, afinal, eu gosto de tendências, não da moda em si. Foi aí que decidi escolher o curso de Jornalismo. Tenho vontade de me especializar em alguma extensão ou pós-graduação de moda, mas não tenho certeza ainda.
    Adorei essa tag, se quiser, posso ajudar :)

    Um beijo.

    http://www.janainebagatini.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou louca por cobrir um SPFW, mas nunca faria moda, exige muita criatividade e esforço numa área que eu não tenho! Jornalismo é o máximo, obrigada por se oferecer, o curso já foi, mas em breve vou começar a repetir pra ter mais gente, afinal, experiências e opiniões são sempre diferentes, não é mesmo? ♥

      Excluir