Resenha literária: Muito amor, por favor

domingo, 20 de novembro de 2016
Peço desculpas pela demora, este é um livro que exige tempo pra se ler, ele não conta uma história, com várias, muitas, vividas por quatro diferentes pessoas, Arthur Aguiar, Frederico Elboni, Ique Carvalho e Matheus Rocha, acredito que já tenha ouvido falar de pelo menos um deles. O livro é o Muito amor, por favor, ele foi lançado em setembro, na Bienal do Livro e traz diversas histórias de amor, contadas pelos quatro e trazendo quatro elementos, água, ar, fogo e terra (oi, Avatar?).
Se você gosta de textos, crônicas, coisa da vida real, de gente como a gente, que você se identifica, vai adorar esse livro, todas as histórias retratam o amor de alguma maneira, cômica, triste, reflexiva, e tenho certeza, você vai se identificar. Cada autor traz um elemento.
Ique Carvalho é fogo "...que arde, arrebata, aquece a alma, mas às vezes incendeia até doer. Pode se manter como brasa por muito tempo, aguardando a chance de ser chama de novo ou até renascer das cinzas.". Sua escrita é adorável e toda em poema, meu preferido é "No calor do desconhecido".
Matheus Rocha é terra "...estável, certo, que traz segurança, mas que pode, de vez em quando, provocar terremotos que abalam as estruturas, tiram tudo do lugar e viram a rotina de ponta-cabeça.". Como em seu livro No meio do caminho tinha um amor, ele escreve textos maravilhosos em formato de crônicas, e eu não consegui escolher um preferido, pelo simples fato que que adorei demais todos!
Arthur Aguiar é água "...pode ser agradavelmente quente ou ferir se ficar gelado e rígido. Por vezes é tempestade, por vezes, calmaria. Mas quando é fluido, torna-se profundo e amolda-se a tudo.". A maior parte dos seus texto são em parágrafos e são os mais longos do livro, porém faz uma ou outra poesia. Meu preferido é o "Mergulho na loucura do acaso".
Frederico Elboni é ar "...aquele que é leve, que eleva, faz flutuar. Mostra como é amar sem peso, sem amarras. Mesmo quando vem um vendaval, logo volta a brisa, envolvendo os apaixonados com carinho e cuidado.". Seus textos são em parágrafos e muito leves de ler, meu preferido é "Leveza".
Como eu disse lá no começo, é um livro pra ler com calma, não tem um continuidade, é aquele livro que você vai intercalar com outros, vai deixar ali na cabeceira pra quando tiver com insônia, ou levar na bolsa quando for fazer um caminho não muito longo. São 239 páginas, 74 textos de puro amor.
Se eu recomendo? Recomendo tanto que em breve irei sortear um exemplar novinho lá na página do blog, então fica de olho que é pra não perder!
"Este livro reúne textos que mostram o amor do ponto de vista de quatrojovens que escrevem sobre relacionamentos legítimos e atuais, que souberam se reinventar. Sem medo de expressar seus sentimentos, deixam para trás estereótipos já obsoletos – como o controlador machista ou o piegas choroso – e falam sobre viver a dois e sobre a natureza das relações em todos os seus aspectos.Assim, cada autor reflete sobre o amor representado por um elemento: Arthur Aguiar escreve que “O amor é água”, dizendo que ele é fluido, mas por vezes gelado; ora tempestade, ora profundo. Fred Elboni explica que“O amor é ar”, mostrando a leveza de se amar sem sofrer, da brisa que envolve os apaixonados, mas que por vezes torna-se furacão. Ique Carvalho se debruça sobre quando “O amor é fogo”, que arde, aquece a alma, mas que também pode incendiar até doer. E Matheus Rocha conta que “O amor é terra”, estável, tranquilo, mas que não escapa dos terremotos da vida, que tiram tudo do lugar para que a rotina não o extermine.Um livro apaixonante, para quem ama e para quem quer amar um dia... e sempre."
Já conhecia o livro? O que achou? Me conta nos comentários e acompanhe a mim e ao blog nas redes sociais, prometo só conteúdo bacana!
Sophia Cuñado

7 comentários:

  1. Enviamos um convite para o teu email :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Confere se foi certinho? Aqui não chegou nada, é contatodaumzoom@outlook.com ♥

      Excluir
    2. Verifique por favor o spam, pode ter ido para lá :)

      Excluir
    3. Sempre dou uma olhadinha, mas não tem nada de vocês :(

      Excluir
    4. Enviamos desta vez pelo formulário de contato :)

      Excluir
  2. Achei esse livro uma gracinha, parece ser super fofo!
    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim, demais! Em breve será sorteado na página do blog ♥

      Excluir

Oba, deixa um comentário aqui dizendo o que achou do post!