Postagens recentes

domingo, dezembro 4

Que curso escolher? Gastronomia

O curso de hoje é uma delicia, gastronomia, já pensou em fazer? Virar um chef de cozinha? Então vem dar uma olhadinha no Que curso escolher? de hoje, que teve a ajuda da Fabiana que fez o curso na Maurício de Nassau.
Sobre gastronomia blog dá um zoom
Pergunta: Por que você escolheu esse curso?
Fabiana: Vou ser bem sincera, esse curso nunca esteve nos meus planos mas resolvi arriscar e ver no que dava.

Pergunta: Quais eram as tuas impressões sobre o curso antes e depois de entrar?
Fabiana: Nossa, acho que a grande maioria entra com uma idéia totalmente diferente do que é realmente o curso, confundem muito com o curso de cozinheiro. Mas eu entrei sem criar muitas expectativas do curso e com a mente muito aberta então minhas impressões não mudaram muito, só pude enxergar que gastronomia vai muito além desse glamour todo que se passa na tv e não é tão simples como acham, não mesmo.

Pergunta: As tuas expectativas em relação ao curso estão sendo/foram cumpridas? Por que?
Fabiana: Foram sim, como falei eu preferi não criar tantas expectativas e acho que isso me fez aproveitar bem tudo que o curso tem para oferecer.

Pergunta: Você teve muitos gastos? Se sim, com o que?
Fabiana: MUITOS! É até bom uma pergunta como essa porque muitas pessoas acham que por se tratar desse curso não irá gastar muito. Só que logo no começo tive que gastar com o fardamento para cozinhar e todos os utensílios necessários (comprei só o básico) que não são nada baratos. Fora que todo fim de período você paga uma taxa pra compra dos insumos que serão utilizados nos preparos dos alimentos.

Pergunta: Qual a tua opinião geral sobre o curso e a profissão?
Fabiana: Bem, o mercado de trabalho varia região pra região mas é uma área que a cada dia vai crescendo e em relação ao curso gostaria de acrescentar que não pensem que sairão da faculdade um super CHEF porque sinceramente se você não se esforçar pra isso acontecer, infelizmente você irá sair da mesma forma que entrou. No geral eu amei o curso, é bem abrangente, tem subáreas muito boas que a maioria nem deve conhecer e que a cada dia estão crescendo no mercado. E por fim, não se limitem a aprender receitas, o curso vai muito além disso!
"A gastronomia é uma das profissões que mais ganharam status e espaço no Brasil nos últimos anos. Indícios disso são a grande quantidade de programas de culinária na TV, como reality shows, e a valorização do crítico gastronômico. Mas o profissional dessa área tem responsabilidades que vão muito além do modismo – muitas delas sem glamour nenhum. Mais do que criar pratos com bela apresentação, o bacharel lida com temas como a segurança alimentar, o gerenciamento de funcionários e das finanças de um restaurante. Pode se especializar em confeitaria, panificação ou num tipo específico de culinária, como japonesa, francesa ou vegetariana. Além de acompanhar o dia a dia da cozinha, negocia com fornecedores e desenvolve estratégias de marketing. Planeja cardápios, avaliando a disponibilidade de ingredientes, e entende de bebidas. O campo de atuação é amplo: restaurantes, lanchonetes, bares, hotéis, bufês, hospitais e empresas de catering (que fornecem refeições para companhias aéreas ou eventos). Você também pode fazer um curso superior de tecnologia na área." - Guia do Estudante
E aí, o que acharam do curso? Tá rolando sorteio lá na página do blog, já tá sabendo? Então vem!
Sophia Cuñado

comentário(s) pelo facebook:

Um comentário: