Pra se inspirar: a importância da iluminação

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017
Se tem uma coisa que designer de interiores acredita é que a luz pode fazer o projeto, e vou dizer: é verdade! Tenho certeza que você já entrou naquele ambiente maravilhoso, iluminado, coisa elegante, charmosa, não é mesmo? E se eu te dissesse que boa parte da culpa é de uma boa e bem pensada iluminação? Pois é verdade!
A iluminação é uma coisa que a gente estuda muito bem na faculdade, os tipos, além de todo um cálculo a ser feito e pensado na hora de projetar, mas hoje eu não vim falar disso - e provavelmente nunca fale, apenas digo que: assista umas aulas do meu professor e você vai aprender tudo - e sim dar algumas inspirações e talvez dicas que você pode usar aí na sua casa pra dar todo um tchan no ambiente.

Vamos começar pela luz natural, aquela pela qual a gente não paga - ainda bem. A minha dica vai começar lá nos primordios: quando você for comprar a casa, sempre faça uma visitinha no começo da manhã e final de tarde, assim você vai saber exatamente onde o sol vai pegar, claro que isso vai mudar ao longo do ano porque a posição do sol em relação à Terra muda, mas não é tão drasticamente assim. 
Dê preferencia pra que o quarto pegue o sol da manhã e os outros cômodos de permanencia temporária - como cozinha, banheiro e área de serviço - fiquem com o sol da tarde. Nunca, nunquinha, em hipótese alguma more num lugar onde o quarto fica virado pra sul, porque nunca vai pegar sol e isso é péssimo de várias maneiras, certifique-se disso, nem que seja preciso uma bússola!
Agora vamos pra iluminação em si, aquela pela qual a gente paga - e muito. Você sabia que não se escolhe lâmpada pela quantidade de Watts? Pois é, mas não vou explicar isso porque pode ser um tanto complexo, basicamente escolha uma lâmpada que tenha um IRC (indice de reprodução de cor) o mais próximo possível de 100, isso fará com que a cor seja o mais próxima da real, tendo como parâmetro a luz do sol, já vai ajudar bastante - principalmente na penteadeira.
A iluminação focal - direta - é uma coisa maravilhosa, move projetos! Sabe aquele móvel maravilhoso? Ou de repente aquele quadro, até mesmo um objeto, parede ou móvel? Ilumine-o pra que ele apareça e mostre o seu brilho e glamour! Você pode fazer isso usando arandelas, pendentes, spots, trilhos de luzes focais e até mesmo abajur, seja criativo e veja o que mais vai funcionar pro seu ambiente.
Acompanhe a mim e ao blog nas redes sociais, prometo só conteúdo bacana! Pra quem quiser se inspirar mais é só me seguir no Pinterest.
Sophia Cuñado

0 comentários:

Postar um comentário

Oba, deixa um comentário aqui dizendo o que achou do post!