Postagens recentes

domingo, fevereiro 5

Que curso escolher? Ciencias Biológicas

Arrá! Este ano iremos continuar com a coluna se tudo der certo, afinal, dependo da vontade dos outros em ajudar, por enquanto só tenho a agradecer! Neste mês vamos falar de um curso um tanto diferente: ciencias biológicas, focado em microbiologia e imunologia.
E quem ajudou a montar este post foi a Luiza, de 21 anos, formada pela UFRJ!
Ciências biológicas - blog Dá um Zoom
Pergunta: Por que você escolheu esse curso?
Luiza: Escolhi esse curso, porque sempre quis cursar biologia, porém odiava botânica e não gostava muito de zoologia, então escolhi micro, que apesar de receber o primeiro nome como ciências biológicas (biologia), é apenas microbiologia e imunologia.

Pergunta: Quais eram as tuas impressões sobre o curso antes e depois de entrar?
Luiza: Não tinha muitas impressões e não conhecia ninguém que tinha feito o curso que eu fiz, então foi basicamente um pulo no escuro, hoje em dia posso dizer que a faculdade de microbiologia e imunologia é pra quem quer trabalhar com pesquisa. A grade do curso é bem completa e a faculdade te volta principalmente para ser pesquisador.

Pergunta: As tuas expectativas em relação ao curso estão sendo/foram cumpridas? Por que?
Luiza: Antes de entrar na faculdade não tive criei muitas expectativas, então não mirabolei muito sobre o que eu esperava, eu só esperava ser boa, afinal, eu era ótima em biologia no ensino no médio! A realidade era que eu não era tão boa quanto pensava, tinha muitas pessoas muito melhores que eu na minha sala, a faculdade me deu uma "porrada" logo quando eu entrei, mas isso foi bom, porque me incentivou a ser melhor do que eu poderia.

Pergunta: Você está tendo muitos gastos? Se sim, com o que?
Luiza: A faculdade de Microbiologia e Imunologia é da Universidade Federal do Rio de Janeiro, logo publica, não pago por ela, porém ela é integral, ou seja, estudo o dia todo, o que traz gastos com alimentação ao longo do dia, mas esses gastos podem ser amenizados levando comida de casa, muita gente faz isso. Outro possível gasto, é com livros, mas eu digo por experiencia própria que não é necessário a não ser que você queira muito, vou terminar a faculdade sem comprar um livro, porque há uma biblioteca própria da micro que tem todos os livros que o aluno irá precisar quando necessário. Outro gasto seria a xerox, mas não é um gasto tão alarmante.

Pergunta: Qual a tua opinião geral sobre o curso e a profissão?
Luiza: O curso de microbiologia e imunologia é de horário integral (8hrs -17hrs), não são todos os períodos que seguem esse horário mas uma coisa é certa você sempre entrará antes do almoço e irá ser liberado depois do almoço. A grade curricular foi reformulada a pouco tempo e está muito boa, no curso estudamos fungo, bactérias, archaes, protozoários, vermes e vírus, a relação desses microrganismos com o meio ambiente e nós (como hospedeiro), estudamos a doença causada por esse organismos e aprendemos também que eles não são grandes vilões como pensamos (grade curricular do curso: http://www.microbiologia.ufrj.br/portal/index.php/pt/graduacao/grade-curricular).
O mercado de trabalho do microbiologista é bem diversificado, podemos trabalhar na industria como criadores de produtos e no controle de qualidade, podemos fazer concurso publico: ibama, anvisa, ICMbio, petrobras, embrapa, policia federal e civil (pericia), entre outros. Podemos trabalhar como pesquisadores, a faculdade te obriga a fazer estágio a partir do 3º periodo, isso é bom porque você já se insere no mercado de trabalho. Temos muitas aulas práticas desde o primeiro período, o que funciona muito bem para o alunos de envolverem bem.
Fazemos ciência e ciência não é fácil, é preciso muito amor pra seguir na carreira, o curso é bem puxado, mas vale a pena! Preciso informar que se você pretende ser bem reconhecido na área e ter um bom salario é necessário ter no minimo um mestrado! Todos os professores que você encontrar pelo curso terão no minimo um pós-doc. Só pra finalizar dentro do curso de microbiologia podemos escolher em qual laboratório trabalhar, normalmente as áreas desses laboratórios são: virologia, imunologia microbiologia médica e microbiologia ambiental e dentro desses é claro tem suas vertentes, o link que deixei a cima é o site do instituto de micro, lá vocês podem encontrar maiores informações!

Eu não achei o "sobre" do curso que costumo colocar no final, mas acho que a Luiza super esclareceu tudo, qualquer pergunta deixem nos comentários que vou tentar conseguir a resposta. Ah! Ela tem um blog chamado Ecletismo que fala bastante sobre séries, filmes e personagens.
Eu achei um curso hiper interessante e diferente, mas não faria de jeito nenhum, sempre fui péssima em biológicas, algum candidato?
Sophia Cuñado

comentário(s) pelo facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário